Olá pessoal.
Continuando...
A partir deste momento, caiu a ficha sobre o que é consultoria.
A consultoria é um misto de conhecimento, muita informação, empatia, visão sistêmica, facilidade de encontrar caminhos e soluções, muito bom senso e muita facilidade de interação.
Como expliquei anteriormente, ser consultor é exercer este papel dentro das empresas, ter jogo de cintura, lidar com desafios diários principalmente com relação interpessoal.
Relação interpessoal acredito ser um dos grandes problemas hoje em dia, pois somos seres humanos e precisamos nos relacionar dentro das empresas.
Se você é analista, programador sabe muito bem do que estou falando, pois somos mais frios e isto nos limita nas relações interpessoais. Não só com os clientes, mas em todos os nossos relacionamentos.
Aprendi com este consultor a ser mais "humano" e menos "máquina" melhorando bastante o meu relacionamento.
Voltando para São Paulo, lancei a ideia para o diretor da Jotec, Jairo Orlandi, sobre criar um curso profissionalizante focado em sistemas.
Naquela época ainda não era primordial saber um sistema de ERP para melhorar sua chance de entrar no mercado de trabalho. Hoje acho indispensável.
Começamos a desenvolver todo o material do curso e eu seria o palestrante pois conhecia bem o mercado de ERP (Sistema de Gestão Corporativa).
O problema nisto tudo é que o sistema da JOTEC não era flexível o bastante e não ganhava o bastante por acumular várias funções.
Conversei com minha esposa, que me apoiou na minha saída, pois se naquele ano (era inicio de ano), tirasse pelo menos a mesma coisa que tirava na Jotec, estaria contente.
Comecei a anunciar novamente na Folha de São Paulo. Para minha surpresa, tirei 3 vezes mais. Como minha esposa estava grávida, foi de grande ajuda o valor extra arrecadado naquele ano.
No início do ano 2000, fui contratado para ser consultor na Starsoft do Brasil, outra empresa de sistemas ERP. Esta melhor e mais com cara de ERP do que as anteriores.
Depois de 01 ano mais ou menos me tornei Dealer da Starsoft. Dealer era uma empresa que poderia vender, treinar e implantar os clientes da carteira da Starsoft e os novos clientes captados pela minha empresa.
Neste mesmo ano recebi proposta de fazer parte de uma RA da microsiga. Uma RA era uma revenda autorizada naquela época.
Preferi continuar na Starsoft pois não adiantava ficar pulando de galho em galho.
Bem vou parando por aqui.
No próximo post termino a minha saga.
Ate mais.